quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AROMOPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO MAU HUMOR

Este tratamento uniu os benefícios de dois grandes recursos terapêuticos para um dos mais crônicos tipos de depressão, a distimia. Ver DISTIMIA .
Não é preciso dissertar sobre as deficiências químicas  ou os estímulos neurais e as causas que levam `a depressão. Este é um assunto bastante extenso. Também não é nosso propósito dissertar sobre as teorias da MTC, pois todos sabemos que, segundo essa teoria, toda patologia surge a partir das desarmonias entre os “5 elementos” e conseqüentemente entre os sistemas. O que importa é: uma vez instalada como tratá-la.
Escolhi a aromaterapia e a acupuntura para potencializar os efeitos fantásticos da acupuntura.
Porque a aromaterapia?  Ver aromaterapia
Pontos escolhidos:
Baihui - VG20 – escolhido,incluído funções sobre mental, por “limpar”vento e calor da cabeça.
Fengfu - VG16 - entre as diversas funções deste ponto, incluindo a ação sobre o mental, ele foi escolhido principalmente pelo somatório destas funções com o percurso interno que o meridiano faz a partir deste ponto, circulando todo o córtex cerebral antes de seguir para o VG 17 e, refrescar o cérebro.
Dazhui - VG14 - conhecido pela função antipirética e por ser o ponto de encontro de todos os meridianos yang, este ponto foi escolhido por acalmar shen, desobstruir e clarear o cérebro, limpar calor perverso, liberar calor patogênico aliviar estresse  mental.
Taodao - VG13 – nutre o yin,refresca e faz limpeza do calor.
Renzhong - VG26 – por aliviar a dor, sabemos que é um dos pontos liberadores de dopamina, expelir vento, mucosidade e obstruções do pericárdio, principal meridiano de atuação sobre o mental.
Juque - VC14 – como ponto Mo do coração desbloqueia possíveis obstruções do meridiano.
Zusanli - E36 – Segundo a MTC toda loucura, ou desequilíbrio emocional ou psíquico envolve o meridiano do estomago, pois o elemento terra é o ponto de equilíbrio de todos os demais sistemas.
Fenglong - E40 – ponto fundamental para desobstruções de fleumas
Shaohai - C3 – ponto água do coração conhecido em vários trabalhos pelo seu efeito sobre a depressão
Tianfu - P3 – poderoso ponto de efeito psicológico. O pulmão e fundamental no tratamento de depressão.
Hegu - IG4 – por função similar ao CS6.
Neiguan - CS6 – ponto muito importante para equilibrar o emocional, e  por sua ligação com o intestino grosso estimular função conjunta com pulmão na produção de serotonina, o hormônio do bem estar.
Taichong - F3 – Na MTC toda irritabilidade está relacionada ao fígado, e este é o principal ponto de harmonização do fígado.
Yintang - Extra - acalma
Sanyinjiao - BP6 – ação sobre regularização hormonal
 Tounie – Extra, 1 cun atrás e acima de Taiyang, na proeminência do m. temporal quando o paciente cerra os dentes.
Dingshen – Extra, no sulco nasolabial, entre terço superior e terço médio.
Sinergia de aromas
3 gotas de óleo essencial de Gerânio e 3 gotas de Lavanda Fina, 1 gota de olíbano. Acrescentar em uma colher de sopa de água num difusor, ou, num fraco pequeno e tampado, bater o fundo do fraco contra a palma da mão varias vezes.
A essência resultante deve ser espalhada em torno do ponto de acupuntura, já com a agulha fixada. Não deve ser colocada antes para que a agulha não faça penetrar a essência. Colocar algumas gotas nas mãos e fazer o paciente aspirar o perfume. 20 minutos após aplicação é o bastante por sessão.
Tratar uma ou duas vezes por semana até 3 sessões após término dos sintomas.

DISTIMIA

A palavra distimia vem do grego e significa mau humor. O presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília, Antônio Geraldo da Silva, explica que uma das principais características da doença é sua longa duração. “É uma depressão leve e prolongada. O paciente nunca fica menos de dois meses sem os sintomas”. A depressão clássica tem duração menor e geralmente há incapacidade psicomotora: a pessoa não quer se levantar da cama ou sair do quarto. “Já quem sofre de distimia consegue trabalhar, produzir, levar uma vida relativamente normal, mas sempre com o humor ruim”, completa Silva. Sempre com a principal característica de desânimo mau humor constantes.
Organização Mundial de Saúde publicou a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), passou a ser identificada como um tipo de depressão. De acordo com ele, o tratamento é tradicionalmente feito com antidepressivos e psicoterapia. É consenso entre os psiquiatras e psicólogos que só remédios ou só a psicoterapia não resolvem o problema. Cinco anos sob tratamento, que alia antidepressivos e psicoterapia, ainda não mostra efetividade sobre a doença.

AROMATERAPIA


A freqüência de vibração da maioria das substâncias odoríferas pode ser determinada por espectroscopia de infravermelho (IR - InfraRed Spectroscopy). A idéia de que a vibração molecular pudesse estar associada ao seu odor foi sugerida por Dyson desde 1938. Freqüências diferentes no infravermelho podem originar odores diferentes.
a teoria do Nariz como Espectrógrafo, proposta por Luca Turin (1996), originou-se do trabalho de Dyson e sugeriu que os órgãos olfativos poderiam detectar vibrações moleculares. Turin propôs que quando uma proteína olfativa receptora liga-se a uma substância odorífera, pode ocorrer um ajuste eletrônico entre o site receptor e a molécula odorífera se os modos vibracionais forem iguais em energia.
Os neurônios do trato olfativo lateral projetam-se para a amídala, núcleo septal, córtex pré-pireiforme, córtex endorinal, hipocampo e subcólon. Muitas destas estruturas formam o sistema límbico, uma região ancestral do cérebro responsável pela motivação, emoção e certos tipos de memória. O núcleo septal e a amídala contém regiões conhecidas como "centros de prazer". O hipocampo é responsável pela memória motivacional. As projeções são também enviadas ao tálamo e para o córtex frontal de reconhecimento. Existem muitas conexões transmitindo sinais entre cada um destes e outros centros cerebrais.
O córtex pireifome, parte filogenética do "cérebro que cheira" (ou rinencéfalo), é funcionalmente associado com o sistema límbico como um todo (que inclui áreas do cérebro como o hipocampo e o hipotálamo), que é grandemente reconhecido por ser crucial na determinação e regulação de todo o campo emocional humano. A excitação destas áreas, qualquer que sejam os métodos, provoca elevação emocional e uma intensificação de todos os sentidos físicos.
A aromaterapia atualmente não só conhece mas comprova os efeitos que alguns aromas exercem sobre as glândulas cerebrais sensíveis `as vibrações aromáticas. Conheça algumas das áreas cerebrais que podemos estimular pela  aromoterapia.
Giro Cingulado
Há ainda muito por conhecer a respeito desse giro, mas sabe-se que a sua porção frontal coordena odores, e visões com memórias agradáveis de emoções anteriores. Esta região participa ainda, da reação emocional à dor e da regulação do comportamento agressivo. A ablação do giro cingulado (cingulectomia) em animais selvagens, domestica-os totalmente. A simples secção de um feixe desse giro (cingulotomia), interrompendo a comunicação neural do circuito de Papez, reduz o nível de depressão e de ansiedade pré-existentes .
Amigdala
pequena estrutura em forma de amêndoa, situada dentro da região antero-inferior do lobo temporal, se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo. Essas conexões garantem seu importante desempenho na mediação e controle das atividades emocionais de ordem maior, como amizade, amor e afeição, nas exteriorizações do humor e, principalmente, nos estados de medo e ira e na agressividade. A amigdala é fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para se evadir ou lutar. A destruição experimental das amigdalas ( são duas, uma para cada um dos hemisférios cerebrais) faz com que o animal se torne dócil, sexualmente indiscriminativo, afetivamente descaracterizado e indiferente às situações de risco. O estímulo elétrico dessas estruturas provoca crises de violenta agressividade. Em humanos, a lesão da amígdala faz, entre outras coisas, com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão.
Hipotálamo
Esta estrutura tem amplas conexões com as demais áreas do prosencéfalo e com o mesencéfalo. Lesão dos núcleos hipotalámicos interferem com diversas funções vegetativas e com alguns dos chamados comportamentos motivados, como regulação térmica, sexualidade, combatividade, fome e sede. Aceita-se que o hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções.
Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprazer e `a tendência ao riso (gargalhada) incontrolavel. De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese do que na expressão (manifestações sintomáticas) dos estados emocionais. Quando os sintomas físicos da emoção aparecem, a ameaça que produzem, retorna, via hipotálamo, aos centros límbicos e, destes, aos núcleos pré-frontais, aumentando, por um mecanismo de "feed-back" negativo, a ansiedade, podendo até chegar a gerar um estado de pânico. O conhecimento desse fenômeno tem, como veremos adiante, importante sentido prático, dos pontos de vista clínico e terapêutico.