segunda-feira, 25 de abril de 2011

OBESIDADE RESISTENTE

Alguns alunos sempre me perguntam porque algumas pessoas emagrecem com os programas de acupuntura e outras não.
E tenho sempre de responder que não existe programa de acupuntura para emagrecimento. Alguns autores recomendam programas mais comuns, que costumam ajudar em alguns casos, mas não funcionam para todo mundo por alguns motivos a serem identificados pela precisão do diagnostico.
Na MTC a obesidade não é apenas conseqüência para os glutões.Ter muita fome já é um distúrbio, comer por ansiedade já é um distúrbio, não metabolizar o que come já é um distúrbio.
Mesmo sabendo que toda obesidade implica uma disfunção do baço pâncreas, algumas dicas importantes para o diagnostico devem ser observadas.
1.     O baço pâncreas depende do yang dos rins. Logo, preciso saber se este paciente tem deficiência do yang dos rins. Ele tem urina clara, respingos após micção, ou dores lombares, ou obesidade ginecóide (engorda da cintura para baixo), tem pouca libido?  Se a resposta for sim a algumas dessas perguntas seu programa não terá sucesso enquanto não restaurar o yang dos rins. Há bons pontos para isso, como VG4, R7, VC4 com moxa, B23 e 52 com moxa. Aquecer também o baço com moxa no BP3 e B20.
2.     O paciente sente muita fome a cada 3 horas ou menos tempo Se sim isto significa calor (acidez) no estomago. O estomago terá de ser sedado. Isto fica fácil apenas com dispersão do VC12 e tonificação do E44.
3.     O paciente fica “empachado” quando come ? Se sim, é sinal de deficiência da função do estomago . Para isso tonificamos o VC12, o E36. Este paciente tende a ter gases e baixo metabolismo do intestino delgado. Ora sabemos que na gastroplastia parte do intestino é retirado  para acelerar este processo. Logo, é importante para estes pacientes tonificar esta função. Usar ID7, VC6, TA6 , E25, E37, E 39 VB34 Disp + VC10, CS8, E21 Disp.
4.     O paciente, mesmo não tendo os hormônios da tireóide alterados, pode estar com esta função energeticamente deficitária. Este paciente costuma sentir-se esgotado, cansado e alguma dificuldade de deglutir como um caroço na garganta. Tratar com F3, F14, TA5, R7, VC23. Acrescentar o ponto auricular do metabolismo endócrino, ovários,  nervo vago, e supra renal, todos em tonificação desde que o paciente não sofra de hipertensão. Neste caso elimine a supra renal.