terça-feira, 26 de julho de 2011

UMA AGULHA PARA O FIM DA ANSIEDADE, DA DEPRESSÃO E DA "TARJA "PRETA"

A cada dia descobrimos novas e fantásticas comprovação do uso e eficiência da acupuntura. E, sempre pasmo diante de estatísticas que atigem 100%  de êxito. Foi o que ocorreu após estudos de neurologia que uni ao raciocínio da MTC de um ponto já usado, mas sem uma especificidade patológica.
Foram as descobertas sobre uma nova região do cérebro envolvida em reações de ansiedade ligada a situações de perigo ou trauma que foi identificada por pesquisadores coordenados pelo médico Marcus Lira Brandão, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, que me abriu esta perspectiva.
O núcleo mediano da rafe, área do mesencéfalo que fica na união entre os dois hemisférios cerebrais, é acionado sempre que um indivíduo recebe estímulos ambientais associados a uma situação aversiva, provocando o medo contextual.
A rafe participa de várias manifestações emocionais, como medo e ansiedade. A ansiedade é um transtorno psíquico que resulta de situações que provocam medo sem causa precisa. Já o medo decorre de uma ameaça definida. Mas o medo contextual surge na representação do ambiente onde se verifica o perigo. Como não se identifica apenas um estímulo, mas sim o contexto em que ocorre, esse medo gera um tipo de ansiedade.

Reações fisiologicas acompanham a ansiedade em humanos, manifestando-se sob a forma de taquicardia, sudorese, palidez, respiração ofegante etc. Após o acionamento do núcleo mediano da rafe, a amígdala, que fica na base do telencéfalo,  integra os estímulos de modo mais complexo e prepara as respostas, atuando como um filtro sensorial.
Segundo Thaís Fernandes, neurônios serotoninérgicos que se originam do núcleo dorsal e mediano da rafe (NDR e NMR) estão envolvidos na etiologia e tratamento da depressão (MAES e MELTZER, 1995).
De posse destas descobertas pude, pessoalmente, comprovar a eficácia do método de craniopuntura da YINSA, através da estimulação do ponto dos gânglios basais, visto que os principais constituintes dos gânglios da base são: estriado, globo pálido externo e globo pálido interno, núcleo subtalâmico e substância negra. E a substância negra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro. Possui papel importante na recompensa e vício.
A Porção reticular do núcleo tem conexão preferencial com o tálamo e utiliza como neurotransmissor o GABA. Que é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Nos seres humanos, o GABA é diretamente responsável pela regulação do tônus muscular. As drogas ansiolíticas do grupo das benodiazepina exercem seus efeitos calmantes graças à potenciação das respostas dos receptores GABA-A à ligação do GABA.
Baseada nestas pesquisas comecei a estimular, pela acupuntura, a area craniana correspondente aos nucleos basais, segundo a craniopuntura de Yamamoto. Nos 28 pacientes testados, todos apresentaram melhora significativa dos estados de ansiedade, já apartir da primeira seção, com melhora crescente até 4 seção e com estabilização emocional apenas nos que conseguiram evitar novas motivações de ansiedade, mas mesmo assim sem retorno ao estado anterior as aplicações de acupuntura. Este efeito foi ainda mais potencializado nos pacientes que receberam eletroestimulos.
Os estudos continuam, mas resolvi passá-los a todos que queiram testar visto o grande numero de pacientes ansiosos, estressados e deprimidos na atualidade.
Estou sempre a disposição de quem queira trocar esperiencias.
O segredo deste ponto está em localizá-lo com precisão, palpando a região com palpador e descobrindo onde há maior sensibilidade do paciente. recuando a agulha um pouco do ponto sensível e inserir até atingir o ponto. Estimular bastante.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

IMPORTANCIA DAS VITAMINAS NO EQUILIBRIO DO HUMOR

Os nutrientes são, com certeza, um dos principais componentes para a determinação do humor e do estado mental. Destacamos alguns como principais para o equilíbrio mental:

Vitamina B1, cuja deficiência está associada a sintomas como depressão, fadiga crônica, apnéia do sono, nervosismo, arritmia, fobia, paranóias, déficit de atenção, síndrome de pânico, alterações do humor, cefaléia, demência.
Vitamina B3, cuja deficiência pode propiciar ou estar associada a sintomas de menopausa, ausência de orgasmo, redução de memória, cefaléia crônica, insônia, comportamento psicótico.
Vitamina B5, cuja deficiência está associada aos seguintes sintomas: redução de memória, irritabilidade, inquietude, períodos alternados de sonolência e insônia, distúrbios da coordenação (degeneração neuromuscular) e insuficiência da supra renal, insônia, síndrome de pânico.
Vitamina B6, cuja deficiência pode resultar em alterações neurológicas, sintomas relacionados com a tensão pré-menstrual, síndrome de tensão pré-menstrual, irritabilidade, deficiências cerebrais por lesões do sistema nervoso central.
Vitamina B12, cuja deficiência imita a “senilidade”, a demência ou a doença de Alzheimer. vários sintomas neurológicos, inclusive perda de memória.
Vitamina E, ameniza problemas relacionados à menopausa tais como: tensão mental, problemas psicológicos e insônia. É indicado na senilidade precoce.
Cobalto, como antagonista da Adrenalina, controla o estresse e  distúrbios psíquicos do tipo ansioso.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MAMÃO UM TESOURO A SEU ALCANCE

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores
frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte
interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - semelha-se ao
coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns
lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro: é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, a maior a concentração desses nutrientes.

COENTRO RETIRA METAIS PESADOS DO CORPO


Estamos continuamente expostos a fontes de poluição ambiental, sonora e alimentar. Focando a questão alimentar temos de nos preocupar com a qualidade e o tipo dos alimentos, dando preferência aos orgânicos, especialmente os alimentos ricos em água e que, portanto, carregam grande porcentagem de agrotóxicos, como tomate, melancia e frutas. Porém existe um grande risco que é muito pouco divulgado e estudado: a contaminação por metais pesados. Os principais vilões desta história são o chumbo, o mercúrio, o cobre e o alumínio. Peixes e frutos do mar apresentam níveis muito elevados de contaminação com mercúrio, tanto os de criadouro quanto os das áreas costeiras. O mais saudável seria o consumo de peixes de alto-mar e de águas profundas, como o atum, mas seu custo é elevado.

Cozinhar em panelas de alumínio ou comer alimentos guardados em embalagens com esse metal também aumenta o risco de contaminação por ele. Ainda é discutível se o uso de desodorantes e antitranspirantes que contêm cloreto de alumínio pode ser um fator de risco.

O chumbo, presente em embalagens antigas de creme dental, e o cobre, presente em águas contaminadas, dispositivos intrauterinos e em alguns pesticidas, podem apresentar sérios riscos à saúde. Os estudos iniciais mostram que a contaminação por esses metais influi negativamente na pressão arterial, nos fenômenos de aterosclerose (placas de gordura nas artérias) e agregação plaquetária.

Além dos tratamentos estabelecidos pela medicina ortomolecular, contamos com o coentro (Coriandrum sativum) como um desintoxicante muito potente. A tintura e o extrato do coentro, além de ter atividade antioxidante, atuam na quelação de metais pesados do corpo, com a vantagem de apresentar disponibilidade e custo baixo. Caso esteja realizando um tratamento de desintoxicação, especialmente com o coentro, tome bastante água (e de boa procedência), pois grande parte da excreção desses metais se dá pela urina.

CANCER E FUNGOS Bicarbonato de sódio