quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MARMAS PARA OBESIDADE POR MEMORIA TRAUMÁTICA

Como falei na postagem anterior, a obesidade, em alguns casos é uma consequência de desarmonias estagnadas nestes pontos. E quando isso acontece nada resolve a obesidade, ela sempre voltará.
 A obesidade, muitas vezes é causada por um acumulo do dosha kapha, ligada a má digestão e acumulação de material não digerido, muito pode ser auxiliado no tratamento através da manipulação de pontos marmas proporcionando o reequilibrio da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.
O corpo pode ser dividido em cinco regiões relativo aos cinco elementos. Nós podemos tratar os elementos no corpo de acordo com os marmas nas porções que se relacionam a eles .

1.MARMAS NA REGIÃO DO PÉ PERTENCEM AO ELEMENTO TERRA .
Marma chave: Talahridaya no pé.

Outros pontos que devem ser massageados para estimular diversos segmentos são os abaixo. Mas, deve-se observar que os marmas deficientes são moles, dolorosos na superfície, sensíveis, elásticos e frios; a área à volta deles é fria e solta; o tónus muscular é baixo. Os marmas bloqueados são duros, dolorosos num nível profundo, sensíveis a pressão forte, firmes, quentes ou mornos; a área à volta é sensível e macia.

Sthapani
Meio dedo
yintang
Entre as sobrancelhas
Controle da mente, dos nervos, das glândulas endócrinas
Utkshepa
Meio dedo
TA20
Acima do shankha
Controle do intestino grosso
Shankha
2 dedos
tayang
Na têmpora
Controle do intestino grosso
Katikataruna
Meio dedo
B34
Nas nádegas no centro do quadril
Controle do tecido adiposo
Parshwasandhi
Meio dedo
B26
Dois dedos acima do nitamba
Controla as supra renais e as glândulas endócrinas



















Lembrem que este é um tratamento, faça a massaagem dos pontos como uma distração e um carinho diário que, na persistência, quando voces menos esperarem, seu corpo começa a mudar.