sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ESPONDILITE EQUILOSANTE

Apesar de toda minha paixão pela acupuntura alguns casos ainda me surpreendem. É o caso de uma senhora a quem carinhosamente chamamos de vozinha, e com 73 anos de idade. (Em breve receberemo autoriação para citar nome, junto com depoimento). A filha dela me procurou no ambulatório  praticamente carregando a vozinha, juntamente com uma das netas dela. Esta neta, muito amorosa,  chorava muito  e dizia não agüentar mais ver a avó sofrer com tantas dores e sem poder dormir por causa deta dores. Ela vinha com vários exames e um diagnostico médico, já comprovado, de espondilite equilosante em toda a coluna, (lombar torácica e  cervical).
Com toda minha experiência, eu não  tinha nenhuma conhecimento de tratamento de eficiência comprovada  na acupuntura para  tratamento de um caso tão grave, nem conhecia nenhum trabalho  ou outra qualquer referência de uma caso assim. Busquei em livros, internet e nada.
Desde o primeiro dia, já havia confessado essa falta de conhecimento para a filha, pois os que me conhecem sabem que essa é uma característica forte de minha personalidade: sem fantasia sempre informo ao paciente os resultados previstos e as possíveis limitações. E, para essa senhora disse que ia tentar aliviar a dor, mas não garantia nada em relação ä espondilite.
Sabe essas horas que o caso é  difícil e o sofrimento é tanto que você se sente impotente, sem saber o que pode fazer de mais eficiente  e diz “valha-me nosso Senhor Jesus Cristo!” ? Foi o que fiz. Então pensei uma lógica bem simplória dentro do raciocínio da MTC. As articulações precisam de fluidos orgânicos. E elaborei um programa, também simples para estimular toda essência e fluidos possíveis para a região.
Fiquei bastante feliz inicialmente pelo alivio das dores, mas bestificada fiquei quando a filha disse que ela já podia fazer todos os movimentos, incluive “traquinagens”, como tentar subir numa cadeira para trocar lâmpada.
Não posso estabelecer estatística de resultados, mas, resolvi repassar a técnica para todos que desejarem aliviar o sofrimento dos que sofrem com esta doença. Gostaria que os que utilizassem esta técnica entrassem em contato comigo me contando algum resultado para me acrescentar estatísticas de resultados.
TRATAMENTO:
ID3/B62 com técnica de curiosos. Inserir uma agulha entre as apófises da última lombar e primeira sacral, e uma outra entre a sétima cervical e primeira toráxica. Conectar o jacaré preto do eletroestimulador na primeira agulha e o jacaré vermelho na segunda.
acrescentar B58, B23, B22, B20, B18, B11; estes pontos devem ser inseridos num angulo de 25 graus até atingir os pontos Hoatuo que estão a 0,5 cm da linha medial da coluna.
acrescentar também Ps-E7 e colocar o jacaré preto neste ponto e o vermelho no B23.
eletroestimulador programado para 100Hz por 30 minutos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ÚLCERAS VARICOSAS

No objetivo de tornar público toda informação que possa ajudar pessoas que sofrem com aqueles problemas de saude que nunca tem solução e que se arrastam em sofrimentos e dor, trago hoje uma experiencia super bem sucedida de um amigo, Gervásio Souza, da cidade de Petrolina, Pe. que é um grande naturólogo, e que teve em vasto campo de experiências empiricas pelo sertão Nordestino com o tratamento de ulceras varicosas crônicas.
Pelo seu espírito despreendido e voltado para missão da cura ele nos repassa esta esperiência para que todos que precisem possa usufruí-la.

Tratamento alternativo para úlcera varicosa
Cataplasma de argila sobre as lesões por 2 a 3 horas.Lavar as feridas com solução de Bicarbonato de Sódio (1 colher rasa p/
1 copo d' água),e água oxigenada 10 V, partes iguais 2 vezes ao dia e
em seguida colocar sobre as feridas extratos de propólis, e porvilhar
pó de carvão vegetal em toda ferida ( abrir a cápsula, encontrada em
farmácias)
Castanha da Índia, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Unha de Gato, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Oleo de alho, 1 CAP. antes das refeições (repetir)
Lecitina de soja, 1 CAP. 3 vezes ao dia (repetir)
Vitamina - E, 1 CAP 3 vezes ao dia (repetir).
Depoimento de uma das pacientes.
TEODÓCIA DA CONCEIÇÃO ARARIPE,  moradora do povoado de Jacu - PI, fala dos resultados obtidos através das terapias naturais, feitas com o terapeuta GERVÁSIO SOUZA.“Em março de 2006 tive uma úlcera varicosa na perna esquerda, passei seis meses deitada sem poder andar, nesse período fiquei internada em um hospital de Paulistana – PI. Eu já não tinha mais esperanças de ficar boa, resolvi tentar um tratamento na Medicina Natural, tendo em vista que o problema se agravava cada vez mais. Fiz uma avaliação em maio e já comecei a fazer o tratamento recomendado pelo o terapeuta, e para minha surpresa o tratamento deu muito certo, pois, a ferida enorme que tomava conta de minha perna, era muito funda e escorria muita áqua, aponto de molhar vários panos ao dia, hoje se encontra quase totalmente fechada. Hoje eu me sinto uma criança, fiquei boa até de outros problemas de saúde que eu tinha. Agradeço a Deus por ter me encaminhado para os tratamentos naturais”

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EU E A ACUPUNTURA

Estou nos caminhos da acupuntura  a muitos anos e esta é  uma paixão que só cresceu durante todos estes anos.
Tudo começou como uma terapia de apoio a problemas psíquicos, visto que esta é minha formação de base. E fui percebendo as alterações comportamentais com o uso da acupuntura para estabilização humoral, hormonal e relaxamento muscular. Foi quando resolvi me especializar em neuropsicologia para aprofundar meus estudos. Logo percebi a infinita vastidão de problemas que podem ser resolvidos com o uso da acupuntura. Quando fui convidada a ministrar o curso de especialização em acupuntura para profissionais da área de saúde, estes estudos se estenderam muito alem do  limite  imposto da psicologia e da neuropsicologia.
 Sinto-me imensamente recompensada, após os devidos diagnósticos médicos,em poder atender pacientes com problemas crônicos, muitas vezes escravizados por medicamentos com os mais diversos efeitos colaterais, gastos constantes, e que encontram o total alivio na acupuntura em problemas comuns, mas crônicos como hérnias de disco, fibromialgia, TPM, enxaqueca, prisão de ventre crônica, seqüelas de AVC, depressão e tantas outras patologias.
Consciente dos enormes benefícios que a acupuntura pode oferecer a quem sofre dores ósseas, musculares, viscerais e tantos outros males, concluí que meu atendimento pessoal era muito pouco para atender toda demanda. Por isso, dedico-me hoje ầ divulgação dos benefícios da acupuntura e  ầ formação de profissionais a quem procuro repassar toda minha experiência,  para que cada vez mais pessoas possam conhecer e usar a acupuntura como uma alternativa indolor, sem efeitos colaterais, e de baixíssimo custo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ESPORÃO DE CALCÂNEO E MOXABUSTÃO

O esporão de calcâneo tem um sintoma bastante característico: a dor. Os pacientes apresentam dor na área plantar do calcâneo, que piora pela manhã ao colocar o pé no chão, durante os primeiros passos, e melhora durante o dia e piora no final do dia.
A dor é profunda como uma queimação,  as vezes até lascinante. Esta dor  é o resultado de alterações degenerativas calcificantes (osteófitos) na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo.
Pelo estresse repetitivo podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando um processo inflamatório local.
O tratamento recomendado é a diminuição de atividades que produzam estresse sobre o calcanhar, utilização de palmilhas e órteses. Devemos então aplicar a moxaterapia como medida antiinflamatória, e também para "dissolver" a calcificação, pois, segundo a MTC, o calor depleta o cálcio dos ossos.
Aplicando um cone médio de moxa no local do calcanhar, onde o calor da moxa deve penetrar, o paciente deve sentir o calor alcançar o interior do osso.  Repetimos de 3 a 5 vezes esta queima e imeditamente a dor desaparece trazendo alívio. O tratamento poderá se repetir por 3 vezes até total recuperação sem recidiva do processo inflamatório.
Tereza Lira