quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MARMAS PARA OBESIDADE POR MEMORIA TRAUMÁTICA

Como falei na postagem anterior, a obesidade, em alguns casos é uma consequência de desarmonias estagnadas nestes pontos. E quando isso acontece nada resolve a obesidade, ela sempre voltará.
 A obesidade, muitas vezes é causada por um acumulo do dosha kapha, ligada a má digestão e acumulação de material não digerido, muito pode ser auxiliado no tratamento através da manipulação de pontos marmas proporcionando o reequilibrio da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.
O corpo pode ser dividido em cinco regiões relativo aos cinco elementos. Nós podemos tratar os elementos no corpo de acordo com os marmas nas porções que se relacionam a eles .

1.MARMAS NA REGIÃO DO PÉ PERTENCEM AO ELEMENTO TERRA .
Marma chave: Talahridaya no pé.

Outros pontos que devem ser massageados para estimular diversos segmentos são os abaixo. Mas, deve-se observar que os marmas deficientes são moles, dolorosos na superfície, sensíveis, elásticos e frios; a área à volta deles é fria e solta; o tónus muscular é baixo. Os marmas bloqueados são duros, dolorosos num nível profundo, sensíveis a pressão forte, firmes, quentes ou mornos; a área à volta é sensível e macia.

Sthapani
Meio dedo
yintang
Entre as sobrancelhas
Controle da mente, dos nervos, das glândulas endócrinas
Utkshepa
Meio dedo
TA20
Acima do shankha
Controle do intestino grosso
Shankha
2 dedos
tayang
Na têmpora
Controle do intestino grosso
Katikataruna
Meio dedo
B34
Nas nádegas no centro do quadril
Controle do tecido adiposo
Parshwasandhi
Meio dedo
B26
Dois dedos acima do nitamba
Controla as supra renais e as glândulas endócrinas



















Lembrem que este é um tratamento, faça a massaagem dos pontos como uma distração e um carinho diário que, na persistência, quando voces menos esperarem, seu corpo começa a mudar.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MEMORIAS TRAUMATICAS QUE CAUSAM DOENÇAS

Sempre percebi que existem pacientes que, apesar de conseguirmos harmonizá-los, deixá-los independentes de medicamentos para dor ou de uso psiquiátrico, eles sempre voltam com recaídas, como se nunca houvessem obtido tanto êxito com o tratamento. Estes pacientes têm um elo muito mais profundo com a dor que os demais pacientes.
Em busca de solução definitiva para estes pacientes, descobri alguns métodos de tratamento extremamente eficientes.
Hoje inicio uma série de postagens sobre este tema. E, vou começar com uma busca na acupuntura indiana, que ao contrario do que se imagina, tem relatos mais antigos que a acupuntura chinesa e, não desenvolveu-se tanto quanto a chinesa por razões religiosas.
Existem, ocultas no nosso corpo, memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia, baixa da auto estima e stress de um modo geral. É como se nosso corpo estivesse programado para sofrer. Estas memórias dolorosas ficam armazenadas como numa central elétrica de desarmonias energéticas, em constante ativação de danos ao menor sinal de estresse.
Os antigos usavam os pontos marmas por atribuir a estes pontos um grande poder sobre a consciência. Eram, inclusive usados para promover anestesia local e assim realizar cirurgias.
Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo físico necessita
A obesidade, em alguns casos é uma consequencia de desarmonias estagnadas nestes pontos, dos quais falaremos em outra postagem. E quando isso acontecem nada resolve a obesidade, ela sempre voltará. 
A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio que esta ligada ao chácra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.
Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos sistemas de canais do corpo, e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas
Os marmas são pontos dolorosos que quando deficientes são moles, dolorosos na superfície, sensíveis, elásticos e frios; a área à volta deles é fria e solta; o tônus muscular e baixo.Os marmas bloqueados são duros, dolorosos num nível profundo, sensíveis a pressão forte, firmes, quentes ou mornos; a área à volta é sensível e macia.
Alguns marmas, dos 107 existentes, localizam em regiões comuns aos pontos de acupuntura que conhecemos. É por estes pontos que iniciaremos nossas condutas. Lembrando que os marmas não tem apenas os efeitos conhecidos na MTC, mas, estes efeitos sobre sintomas gravados em memórias traumáticas.
Estes locais onde estão os marmas não são pontos, são áreas que podem ser puntuadas ou apenas massageadas com as pontas dos dedos deslizantes sobre óleos.
1. ponto - VC 17
   composição - Juntura do crânio
   Uso no tratamento - Controle da mente e dos nervos

2. ponto - taiyang
   composição - osso
   Uso no tratamento - Controle do intestino grosso

3. ponto - yintang     composição - Vasos sanguíneos
    Uso no tratamento - Controle da mente, dos nervos, das glândulas endócrinas

4. ponto - B10   
    composição - articulação   
    Uso no tratamento - Alivia as tensões da cabeça e do pescoço


terça-feira, 26 de julho de 2011

UMA AGULHA PARA O FIM DA ANSIEDADE, DA DEPRESSÃO E DA "TARJA "PRETA"

A cada dia descobrimos novas e fantásticas comprovação do uso e eficiência da acupuntura. E, sempre pasmo diante de estatísticas que atigem 100%  de êxito. Foi o que ocorreu após estudos de neurologia que uni ao raciocínio da MTC de um ponto já usado, mas sem uma especificidade patológica.
Foram as descobertas sobre uma nova região do cérebro envolvida em reações de ansiedade ligada a situações de perigo ou trauma que foi identificada por pesquisadores coordenados pelo médico Marcus Lira Brandão, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, que me abriu esta perspectiva.
O núcleo mediano da rafe, área do mesencéfalo que fica na união entre os dois hemisférios cerebrais, é acionado sempre que um indivíduo recebe estímulos ambientais associados a uma situação aversiva, provocando o medo contextual.
A rafe participa de várias manifestações emocionais, como medo e ansiedade. A ansiedade é um transtorno psíquico que resulta de situações que provocam medo sem causa precisa. Já o medo decorre de uma ameaça definida. Mas o medo contextual surge na representação do ambiente onde se verifica o perigo. Como não se identifica apenas um estímulo, mas sim o contexto em que ocorre, esse medo gera um tipo de ansiedade.

Reações fisiologicas acompanham a ansiedade em humanos, manifestando-se sob a forma de taquicardia, sudorese, palidez, respiração ofegante etc. Após o acionamento do núcleo mediano da rafe, a amígdala, que fica na base do telencéfalo,  integra os estímulos de modo mais complexo e prepara as respostas, atuando como um filtro sensorial.
Segundo Thaís Fernandes, neurônios serotoninérgicos que se originam do núcleo dorsal e mediano da rafe (NDR e NMR) estão envolvidos na etiologia e tratamento da depressão (MAES e MELTZER, 1995).
De posse destas descobertas pude, pessoalmente, comprovar a eficácia do método de craniopuntura da YINSA, através da estimulação do ponto dos gânglios basais, visto que os principais constituintes dos gânglios da base são: estriado, globo pálido externo e globo pálido interno, núcleo subtalâmico e substância negra. E a substância negra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro. Possui papel importante na recompensa e vício.
A Porção reticular do núcleo tem conexão preferencial com o tálamo e utiliza como neurotransmissor o GABA. Que é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Nos seres humanos, o GABA é diretamente responsável pela regulação do tônus muscular. As drogas ansiolíticas do grupo das benodiazepina exercem seus efeitos calmantes graças à potenciação das respostas dos receptores GABA-A à ligação do GABA.
Baseada nestas pesquisas comecei a estimular, pela acupuntura, a area craniana correspondente aos nucleos basais, segundo a craniopuntura de Yamamoto. Nos 28 pacientes testados, todos apresentaram melhora significativa dos estados de ansiedade, já apartir da primeira seção, com melhora crescente até 4 seção e com estabilização emocional apenas nos que conseguiram evitar novas motivações de ansiedade, mas mesmo assim sem retorno ao estado anterior as aplicações de acupuntura. Este efeito foi ainda mais potencializado nos pacientes que receberam eletroestimulos.
Os estudos continuam, mas resolvi passá-los a todos que queiram testar visto o grande numero de pacientes ansiosos, estressados e deprimidos na atualidade.
Estou sempre a disposição de quem queira trocar esperiencias.
O segredo deste ponto está em localizá-lo com precisão, palpando a região com palpador e descobrindo onde há maior sensibilidade do paciente. recuando a agulha um pouco do ponto sensível e inserir até atingir o ponto. Estimular bastante.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

IMPORTANCIA DAS VITAMINAS NO EQUILIBRIO DO HUMOR

Os nutrientes são, com certeza, um dos principais componentes para a determinação do humor e do estado mental. Destacamos alguns como principais para o equilíbrio mental:

Vitamina B1, cuja deficiência está associada a sintomas como depressão, fadiga crônica, apnéia do sono, nervosismo, arritmia, fobia, paranóias, déficit de atenção, síndrome de pânico, alterações do humor, cefaléia, demência.
Vitamina B3, cuja deficiência pode propiciar ou estar associada a sintomas de menopausa, ausência de orgasmo, redução de memória, cefaléia crônica, insônia, comportamento psicótico.
Vitamina B5, cuja deficiência está associada aos seguintes sintomas: redução de memória, irritabilidade, inquietude, períodos alternados de sonolência e insônia, distúrbios da coordenação (degeneração neuromuscular) e insuficiência da supra renal, insônia, síndrome de pânico.
Vitamina B6, cuja deficiência pode resultar em alterações neurológicas, sintomas relacionados com a tensão pré-menstrual, síndrome de tensão pré-menstrual, irritabilidade, deficiências cerebrais por lesões do sistema nervoso central.
Vitamina B12, cuja deficiência imita a “senilidade”, a demência ou a doença de Alzheimer. vários sintomas neurológicos, inclusive perda de memória.
Vitamina E, ameniza problemas relacionados à menopausa tais como: tensão mental, problemas psicológicos e insônia. É indicado na senilidade precoce.
Cobalto, como antagonista da Adrenalina, controla o estresse e  distúrbios psíquicos do tipo ansioso.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MAMÃO UM TESOURO A SEU ALCANCE

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores
frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte
interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - semelha-se ao
coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns
lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro: é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, a maior a concentração desses nutrientes.

COENTRO RETIRA METAIS PESADOS DO CORPO


Estamos continuamente expostos a fontes de poluição ambiental, sonora e alimentar. Focando a questão alimentar temos de nos preocupar com a qualidade e o tipo dos alimentos, dando preferência aos orgânicos, especialmente os alimentos ricos em água e que, portanto, carregam grande porcentagem de agrotóxicos, como tomate, melancia e frutas. Porém existe um grande risco que é muito pouco divulgado e estudado: a contaminação por metais pesados. Os principais vilões desta história são o chumbo, o mercúrio, o cobre e o alumínio. Peixes e frutos do mar apresentam níveis muito elevados de contaminação com mercúrio, tanto os de criadouro quanto os das áreas costeiras. O mais saudável seria o consumo de peixes de alto-mar e de águas profundas, como o atum, mas seu custo é elevado.

Cozinhar em panelas de alumínio ou comer alimentos guardados em embalagens com esse metal também aumenta o risco de contaminação por ele. Ainda é discutível se o uso de desodorantes e antitranspirantes que contêm cloreto de alumínio pode ser um fator de risco.

O chumbo, presente em embalagens antigas de creme dental, e o cobre, presente em águas contaminadas, dispositivos intrauterinos e em alguns pesticidas, podem apresentar sérios riscos à saúde. Os estudos iniciais mostram que a contaminação por esses metais influi negativamente na pressão arterial, nos fenômenos de aterosclerose (placas de gordura nas artérias) e agregação plaquetária.

Além dos tratamentos estabelecidos pela medicina ortomolecular, contamos com o coentro (Coriandrum sativum) como um desintoxicante muito potente. A tintura e o extrato do coentro, além de ter atividade antioxidante, atuam na quelação de metais pesados do corpo, com a vantagem de apresentar disponibilidade e custo baixo. Caso esteja realizando um tratamento de desintoxicação, especialmente com o coentro, tome bastante água (e de boa procedência), pois grande parte da excreção desses metais se dá pela urina.

CANCER E FUNGOS Bicarbonato de sódio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

INSONIA E ELETROACUPUNTURA

Todo acupunturista costuma diagnosticar o tipo de insonia do paciente, na busca da causa organica que a está provocando. No entanto, seja lá de onde ela for proveniente, os efeitos das alterações organicas serão sempre as mesmas. O tratamento pode demorar, dependendo dos danos sofridos pelo sistema, e o paciente não está nada `paciente`. Precisamos ser rápidos. Por isso sugiro, além do tratamento de causa, também o de efeito, através da eletroestimulação.
Comprovou-se que a estimulação de ramos dos nervos mediano, fibular e tibial posterior (onde se encontram os principais pontos tradicionais de Acupuntura, de ação genérica), promove inibição da atividade das  amídalas temporais e do córtex insular, reduzindo assim a influência desorganizadora causada pelo excesso de impulsos provenientes desses centros.
Outros nervos têm sido utilizados como alvo da eletro-neuro-estimulação, com resultados promissores, como alguns dos 12 pares cranianos. Ramos e terminações do nervo trigêmeo, tanto da parte motora quanto sensorial. A estimulação do sistema trigeminal  tem um grande potencial como restauradora da normalidade funcional do sistema nervoso central, o que certamente é uma contribuição importante para melhorar o sono do paciente.


Alguns importantes sítios de acesso a ramos de nervos no crânio.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

OBESIDADE RESISTENTE

Alguns alunos sempre me perguntam porque algumas pessoas emagrecem com os programas de acupuntura e outras não.
E tenho sempre de responder que não existe programa de acupuntura para emagrecimento. Alguns autores recomendam programas mais comuns, que costumam ajudar em alguns casos, mas não funcionam para todo mundo por alguns motivos a serem identificados pela precisão do diagnostico.
Na MTC a obesidade não é apenas conseqüência para os glutões.Ter muita fome já é um distúrbio, comer por ansiedade já é um distúrbio, não metabolizar o que come já é um distúrbio.
Mesmo sabendo que toda obesidade implica uma disfunção do baço pâncreas, algumas dicas importantes para o diagnostico devem ser observadas.
1.     O baço pâncreas depende do yang dos rins. Logo, preciso saber se este paciente tem deficiência do yang dos rins. Ele tem urina clara, respingos após micção, ou dores lombares, ou obesidade ginecóide (engorda da cintura para baixo), tem pouca libido?  Se a resposta for sim a algumas dessas perguntas seu programa não terá sucesso enquanto não restaurar o yang dos rins. Há bons pontos para isso, como VG4, R7, VC4 com moxa, B23 e 52 com moxa. Aquecer também o baço com moxa no BP3 e B20.
2.     O paciente sente muita fome a cada 3 horas ou menos tempo Se sim isto significa calor (acidez) no estomago. O estomago terá de ser sedado. Isto fica fácil apenas com dispersão do VC12 e tonificação do E44.
3.     O paciente fica “empachado” quando come ? Se sim, é sinal de deficiência da função do estomago . Para isso tonificamos o VC12, o E36. Este paciente tende a ter gases e baixo metabolismo do intestino delgado. Ora sabemos que na gastroplastia parte do intestino é retirado  para acelerar este processo. Logo, é importante para estes pacientes tonificar esta função. Usar ID7, VC6, TA6 , E25, E37, E 39 VB34 Disp + VC10, CS8, E21 Disp.
4.     O paciente, mesmo não tendo os hormônios da tireóide alterados, pode estar com esta função energeticamente deficitária. Este paciente costuma sentir-se esgotado, cansado e alguma dificuldade de deglutir como um caroço na garganta. Tratar com F3, F14, TA5, R7, VC23. Acrescentar o ponto auricular do metabolismo endócrino, ovários,  nervo vago, e supra renal, todos em tonificação desde que o paciente não sofra de hipertensão. Neste caso elimine a supra renal.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fitoterapia Chinesa e o Tônico da Imortalidade

O lendário Tonico da imortalidade segundo a MTC nada mais é que um Tonico para o Jing, ou seja a essência ancestral dos rins que segundo a tradição da medicina oriental é responsável pela saúde vital do organismo, e sem a qual não há vida.
Mesmo na acupuntura não podemos alterar ou aumentar o Jing, ficando a única alternativa de fazê-lo circular ou buscá-lo em alguns pontos onde se depositam. Todo Jing do nosso organismo provem dos alimentos (pós celestial), ou de nascença (pré celestial).
Daí a preciosidade e importância de qualquer elemento que possa melhorar a condição no nosso Jing que desgasta-se cada vez mais rápido com ao estresse da vida moderna e a má alimentação.
O Tonico da imortalidade nada mais é que uma formula  revitalizante  de funções básicas, essenciais do nosso organismo; o jing,o Qi e o sangue.
Estes ingredientes são:
· Gui Ban Jiao (Gelatinum Plastri Testudinis) 6-9 gr
· Lu Jiao Jiao (Gelatinum Cornu Cervi) 6-9 gr
· Ren Shen (Radix Panacis Ginseng) 3-6 gr
· Gou Qi Zi (Fructus Lycii Chinensis) 6-9 gr
  • Gui Ban Jiao - Tonifica o Sangue e o Jing  e dirige-se para os Rins. Nutre o Yin e fortalece os ossos. circular o Yin dos rins em direção ao coração.
  • Lu Jiao Jiao Entra nos meridianos do Fígado e dos Rins. Tonificaca o Yang dos Rins, do Sangue e do Jing. Fortalece os tendões e os ossos.
  • Ren Shen, - (Ginseng) sustenta o Qi e tonifica o Baço e o Estômago. Tonifica o Yuan Qi dos cinco Zang. Ren Shen tem de ser fervida em pó de 30 a 45 minutos.)
  • Gou Qi Zi – umedece e nutre o Fígado, os Rins, Chong Mai, Ren Mai, o Jing e o Sangue. Nutre a Água para umedecer a Madeira. Efetua uma tonificação neutra e equilibrada dos Rins.
Usar apenas 3 gramas da formula por dia.
Este é o Tonico geral para saúde usada como formula rejuvenescedora, trazendo revitalização geral para o organismo.