sexta-feira, 6 de maio de 2011

INSONIA E ELETROACUPUNTURA

Todo acupunturista costuma diagnosticar o tipo de insonia do paciente, na busca da causa organica que a está provocando. No entanto, seja lá de onde ela for proveniente, os efeitos das alterações organicas serão sempre as mesmas. O tratamento pode demorar, dependendo dos danos sofridos pelo sistema, e o paciente não está nada `paciente`. Precisamos ser rápidos. Por isso sugiro, além do tratamento de causa, também o de efeito, através da eletroestimulação.
Comprovou-se que a estimulação de ramos dos nervos mediano, fibular e tibial posterior (onde se encontram os principais pontos tradicionais de Acupuntura, de ação genérica), promove inibição da atividade das  amídalas temporais e do córtex insular, reduzindo assim a influência desorganizadora causada pelo excesso de impulsos provenientes desses centros.
Outros nervos têm sido utilizados como alvo da eletro-neuro-estimulação, com resultados promissores, como alguns dos 12 pares cranianos. Ramos e terminações do nervo trigêmeo, tanto da parte motora quanto sensorial. A estimulação do sistema trigeminal  tem um grande potencial como restauradora da normalidade funcional do sistema nervoso central, o que certamente é uma contribuição importante para melhorar o sono do paciente.


Alguns importantes sítios de acesso a ramos de nervos no crânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário