quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MEMORIAS TRAUMATICAS QUE CAUSAM DOENÇAS

Sempre percebi que existem pacientes que, apesar de conseguirmos harmonizá-los, deixá-los independentes de medicamentos para dor ou de uso psiquiátrico, eles sempre voltam com recaídas, como se nunca houvessem obtido tanto êxito com o tratamento. Estes pacientes têm um elo muito mais profundo com a dor que os demais pacientes.
Em busca de solução definitiva para estes pacientes, descobri alguns métodos de tratamento extremamente eficientes.
Hoje inicio uma série de postagens sobre este tema. E, vou começar com uma busca na acupuntura indiana, que ao contrario do que se imagina, tem relatos mais antigos que a acupuntura chinesa e, não desenvolveu-se tanto quanto a chinesa por razões religiosas.
Existem, ocultas no nosso corpo, memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia, baixa da auto estima e stress de um modo geral. É como se nosso corpo estivesse programado para sofrer. Estas memórias dolorosas ficam armazenadas como numa central elétrica de desarmonias energéticas, em constante ativação de danos ao menor sinal de estresse.
Os antigos usavam os pontos marmas por atribuir a estes pontos um grande poder sobre a consciência. Eram, inclusive usados para promover anestesia local e assim realizar cirurgias.
Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo físico necessita
A obesidade, em alguns casos é uma consequencia de desarmonias estagnadas nestes pontos, dos quais falaremos em outra postagem. E quando isso acontecem nada resolve a obesidade, ela sempre voltará. 
A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio que esta ligada ao chácra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.
Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos sistemas de canais do corpo, e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas
Os marmas são pontos dolorosos que quando deficientes são moles, dolorosos na superfície, sensíveis, elásticos e frios; a área à volta deles é fria e solta; o tônus muscular e baixo.Os marmas bloqueados são duros, dolorosos num nível profundo, sensíveis a pressão forte, firmes, quentes ou mornos; a área à volta é sensível e macia.
Alguns marmas, dos 107 existentes, localizam em regiões comuns aos pontos de acupuntura que conhecemos. É por estes pontos que iniciaremos nossas condutas. Lembrando que os marmas não tem apenas os efeitos conhecidos na MTC, mas, estes efeitos sobre sintomas gravados em memórias traumáticas.
Estes locais onde estão os marmas não são pontos, são áreas que podem ser puntuadas ou apenas massageadas com as pontas dos dedos deslizantes sobre óleos.
1. ponto - VC 17
   composição - Juntura do crânio
   Uso no tratamento - Controle da mente e dos nervos

2. ponto - taiyang
   composição - osso
   Uso no tratamento - Controle do intestino grosso

3. ponto - yintang     composição - Vasos sanguíneos
    Uso no tratamento - Controle da mente, dos nervos, das glândulas endócrinas

4. ponto - B10   
    composição - articulação   
    Uso no tratamento - Alivia as tensões da cabeça e do pescoço


Um comentário: