sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ESPONDILITE EQUILOSANTE

Apesar de toda minha paixão pela acupuntura alguns casos ainda me surpreendem. É o caso de uma senhora a quem carinhosamente chamamos de vozinha, e com 73 anos de idade. (Em breve receberemo autoriação para citar nome, junto com depoimento). A filha dela me procurou no ambulatório  praticamente carregando a vozinha, juntamente com uma das netas dela. Esta neta, muito amorosa,  chorava muito  e dizia não agüentar mais ver a avó sofrer com tantas dores e sem poder dormir por causa deta dores. Ela vinha com vários exames e um diagnostico médico, já comprovado, de espondilite equilosante em toda a coluna, (lombar torácica e  cervical).
Com toda minha experiência, eu não  tinha nenhuma conhecimento de tratamento de eficiência comprovada  na acupuntura para  tratamento de um caso tão grave, nem conhecia nenhum trabalho  ou outra qualquer referência de uma caso assim. Busquei em livros, internet e nada.
Desde o primeiro dia, já havia confessado essa falta de conhecimento para a filha, pois os que me conhecem sabem que essa é uma característica forte de minha personalidade: sem fantasia sempre informo ao paciente os resultados previstos e as possíveis limitações. E, para essa senhora disse que ia tentar aliviar a dor, mas não garantia nada em relação ä espondilite.
Sabe essas horas que o caso é  difícil e o sofrimento é tanto que você se sente impotente, sem saber o que pode fazer de mais eficiente  e diz “valha-me nosso Senhor Jesus Cristo!” ? Foi o que fiz. Então pensei uma lógica bem simplória dentro do raciocínio da MTC. As articulações precisam de fluidos orgânicos. E elaborei um programa, também simples para estimular toda essência e fluidos possíveis para a região.
Fiquei bastante feliz inicialmente pelo alivio das dores, mas bestificada fiquei quando a filha disse que ela já podia fazer todos os movimentos, incluive “traquinagens”, como tentar subir numa cadeira para trocar lâmpada.
Não posso estabelecer estatística de resultados, mas, resolvi repassar a técnica para todos que desejarem aliviar o sofrimento dos que sofrem com esta doença. Gostaria que os que utilizassem esta técnica entrassem em contato comigo me contando algum resultado para me acrescentar estatísticas de resultados.
TRATAMENTO:
ID3/B62 com técnica de curiosos. Inserir uma agulha entre as apófises da última lombar e primeira sacral, e uma outra entre a sétima cervical e primeira toráxica. Conectar o jacaré preto do eletroestimulador na primeira agulha e o jacaré vermelho na segunda.
acrescentar B58, B23, B22, B20, B18, B11; estes pontos devem ser inseridos num angulo de 25 graus até atingir os pontos Hoatuo que estão a 0,5 cm da linha medial da coluna.
acrescentar também Ps-E7 e colocar o jacaré preto neste ponto e o vermelho no B23.
eletroestimulador programado para 100Hz por 30 minutos.

Um comentário:

  1. Prezada Dr.a Tereza.
    Qual a frequencia deste tratamento e em quanto tempo a vozinha estava apta a fazer "traquinagens"?
    Após essa melhora qual a evolução do tratamento?

    ResponderExcluir