quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AROMOPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO MAU HUMOR

Este tratamento uniu os benefícios de dois grandes recursos terapêuticos para um dos mais crônicos tipos de depressão, a distimia. Ver DISTIMIA .
Não é preciso dissertar sobre as deficiências químicas  ou os estímulos neurais e as causas que levam `a depressão. Este é um assunto bastante extenso. Também não é nosso propósito dissertar sobre as teorias da MTC, pois todos sabemos que, segundo essa teoria, toda patologia surge a partir das desarmonias entre os “5 elementos” e conseqüentemente entre os sistemas. O que importa é: uma vez instalada como tratá-la.
Escolhi a aromaterapia e a acupuntura para potencializar os efeitos fantásticos da acupuntura.
Porque a aromaterapia?  Ver aromaterapia
Pontos escolhidos:
Baihui - VG20 – escolhido,incluído funções sobre mental, por “limpar”vento e calor da cabeça.
Fengfu - VG16 - entre as diversas funções deste ponto, incluindo a ação sobre o mental, ele foi escolhido principalmente pelo somatório destas funções com o percurso interno que o meridiano faz a partir deste ponto, circulando todo o córtex cerebral antes de seguir para o VG 17 e, refrescar o cérebro.
Dazhui - VG14 - conhecido pela função antipirética e por ser o ponto de encontro de todos os meridianos yang, este ponto foi escolhido por acalmar shen, desobstruir e clarear o cérebro, limpar calor perverso, liberar calor patogênico aliviar estresse  mental.
Taodao - VG13 – nutre o yin,refresca e faz limpeza do calor.
Renzhong - VG26 – por aliviar a dor, sabemos que é um dos pontos liberadores de dopamina, expelir vento, mucosidade e obstruções do pericárdio, principal meridiano de atuação sobre o mental.
Juque - VC14 – como ponto Mo do coração desbloqueia possíveis obstruções do meridiano.
Zusanli - E36 – Segundo a MTC toda loucura, ou desequilíbrio emocional ou psíquico envolve o meridiano do estomago, pois o elemento terra é o ponto de equilíbrio de todos os demais sistemas.
Fenglong - E40 – ponto fundamental para desobstruções de fleumas
Shaohai - C3 – ponto água do coração conhecido em vários trabalhos pelo seu efeito sobre a depressão
Tianfu - P3 – poderoso ponto de efeito psicológico. O pulmão e fundamental no tratamento de depressão.
Hegu - IG4 – por função similar ao CS6.
Neiguan - CS6 – ponto muito importante para equilibrar o emocional, e  por sua ligação com o intestino grosso estimular função conjunta com pulmão na produção de serotonina, o hormônio do bem estar.
Taichong - F3 – Na MTC toda irritabilidade está relacionada ao fígado, e este é o principal ponto de harmonização do fígado.
Yintang - Extra - acalma
Sanyinjiao - BP6 – ação sobre regularização hormonal
 Tounie – Extra, 1 cun atrás e acima de Taiyang, na proeminência do m. temporal quando o paciente cerra os dentes.
Dingshen – Extra, no sulco nasolabial, entre terço superior e terço médio.
Sinergia de aromas
3 gotas de óleo essencial de Gerânio e 3 gotas de Lavanda Fina, 1 gota de olíbano. Acrescentar em uma colher de sopa de água num difusor, ou, num fraco pequeno e tampado, bater o fundo do fraco contra a palma da mão varias vezes.
A essência resultante deve ser espalhada em torno do ponto de acupuntura, já com a agulha fixada. Não deve ser colocada antes para que a agulha não faça penetrar a essência. Colocar algumas gotas nas mãos e fazer o paciente aspirar o perfume. 20 minutos após aplicação é o bastante por sessão.
Tratar uma ou duas vezes por semana até 3 sessões após término dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário